quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Freira da Madeira

Na Terça-feira visitámos uma exposição móvel na escola sobre a Freira da Madeira. A Freira da Madeira é a ave marinha mais ameaçada da Europa e provavelmente de todo o mundo. Ficámos a saber que esta ave nidifica a mais de 1600 metros de altitude e que a sua população está estimada em 80 casais reprodutores. Esta ave está ameaçada e até ao início dos anos 70 foi considerada extinta. É urgente criar condições ideais para a restauração do seu habitat e assegurar o seu ciclo de vida. Também observámos algumas plantas características das zonas altas e endémicas da Madeira.




Hoje dia 4 de Junho a Dra. Isabel do Parque Natural da Madeira veio falar-nos sobre a Freira da Madeira.
A Freira da Madeira é uma ave marinha e é endémica da Madeira, ou seja, não existe em mais nenhuma parte do mundo. Foi engraçado ver o seu Bilhete de Identidade de uma Freira da Madeira.
A Freira da Madeira nidifica a mais de 1600m de altitude, ou seja, faz os ninhos nas montanhas mais altas escavando um buraco até 2m em lugares onde o Homem não consegue lá chegar, mas as cabras conseguem, por isso foi proibido a criação de cabras nessas zonas.
O corpo da Freira da Madeira é acinzentado com uma mancha branca no peito. O seu bico é comprido, curvo e bicudo para facilitar a apanha do peixe, e tem dois orifícios para eliminar o excesso de sal. Tem as patas com membranas interdigitais, que servem de barbatanas, para lhes facilitar a natação, pois esta ave vive a maior parte do seu tempo no mar; alimenta-se, brinca e dorme no mar. Só vem à terra fazer o seu ninho, pôr o seu único ovo e criar as Freiras bebés. Quando as aves são pequenas, têm o corpo coberto de penugem que aos poucos e poucos vai se transformando em penas.
Os seus ninhos são destruídos pelos ratos, gatos e cabras. Para que isto não aconteça não devemos abandonar os gatos pela serra e quando fazemos um piquenique, não devemos deixar lixo pelo chão, mesmo que seja lixo biodegradável, porque assim os ratos e gatos têm mais alimento e reproduzem-se mais. Desta maneira todos nós podemos colaborar na protecção da Freira da Madeira.
Os senhores do Parque Natural põem gatoeiras e ratoeiras para prender os gatos e matar os ratos e assim evitar que eles comam os ovos das freiras ou desfaçam os seus ninhos.
Nos anos 60 esta ave era considerada extinta, mas com as medidas tomadas pelo Parque Natural, em 2001 havia trinta ou quarenta casais, e hoje há à volta de 80 casais de Freiras da Madeira.
A Freira da Madeira é muito parecida com a Freira do Bugio, mas a do Bugio é mais pequena e quando uma está no mar a outra está em terra.
Todos nós podemos colaborar na protecção da Freira da Madeira.
É urgente proteger esta ave.
Nós vamos colaborar e vocês?

Trabalho elaborado pelos alunos do 3º A
Mário, Renato, Cláudia, Francisca e Henrique




Sem comentários: