terça-feira, 2 de março de 2010

A catástrofe na Madeira

No dia 20 de Fevereiro houve uma grande catástrofe aqui na Madeira. Isso começou muito cedinho. A minha mãe foi trabalhar e eu fiquei na casa da minha tia e dava para ver o que estava a acontecer.
As lojas do Anadia ficaram todas cheias de água, estradas foram destruídas, as ribeiras estavam cheias de pedregulhos e muitas pessoas perderam tudo o que tinham de mais importante nas suas vidas; os familiares, as casas, os carros e ficaram traumatizadas..
Um menino chamado Vítor disse aos jornalistas que queria recuperar o seu magalhães, a sua nintendo e o seu malheiro que tinha 190$. Ele disse que ia usar o seu dinheiro para ajudar os pais a fazer uma casa, mas não conseguiu salvar nada. As pessoas ao ver isso deram-lhe brinquedos, magalhães,… e ele disse que se tivesse algum brinquedo repetido iria dá-los.
Várias ruas ficaram completamente tapadas por terra, e o Jardim Botânico, ficou fechado.
Estas imagens vão ficar para sempre na minha memória e na de todas as pessoas que esta catástrofe.
Francisca

No dia 20 de Fevereiro houve um grande temporal na Madeira. Houve muita chuva e as ribeiras encheram. A terra caiu e a água ficou suja. A água veio com tanta força que levou casas, matou pessoas, empurrou carros, estragou estradas, rebentou pontes e levou árvores. Muitas pessoas ficaram sem casa, outras perderam a vida.
Quando o temporal acabou o Dr. Alberto João Jardim veio ver os estragos. O centro comercial, Anadia ficou inundado e uns senhores tiveram que mergulhar para ver se havia mortos. Felizmente não havia. Depois tiraram a água do centro comercial.
Houve 42 mortos, 8 desaparecidos e 600 desalojados.
Muitas pessoas estão a ajudar a limpar as ruas. A Madeira está a receber ajuda de muitos lugares
Ajudem a Madeira!!!
Daniela

No dia 20 de Fevereiro houve muita chuva e muito vento. Houve pessoas que ficaram sem casa, sem vida e sem família. A água veio com muita força e levou carros, pessoas, telhas, casas e estragou estradas. Também houve casas que ficaram cheias de água. Com a chuva as ribeiras encheram e a força da água deitou a baixo a protecção que as protegia.
O Anadia ficou inundado até ao tecto e os bombeiros tiveram que andar de barco para ver se havia pessoas mortas, mas não havia.
Houve 42 mortos, 8 desaparecidos e 600 desalojados.
O Dr. Alberto João Jardim disse que ia ajudar a Madeira. Neste momento há pessoas que ajudam a limpar a Madeira.
A Madeira precisa de ajuda!!!
Carolina


Sem comentários: