
Depois do Natal chega o Santo Amaro, que é no dia 15 de Janeiro.
Nesse dia as pessoas costumam arrumar as coisas do Natal e varrer os armários, que quer dizer comer os doces, broas,... que sobraram da festa.
Em Santa Cruz é feriado e faz-se uma festa.
Nas escolas as professoras ensinam canções sobre o "Varrer os armários".
Espero que toda a gente se tenha divertido e tenha varrido muito, muito bem os armários, para o próximo ano voltar a enchê-los.
E assim acabam as festa do Natal!
Cristina
No concelho de Santa Cruz festeja-se o Santo Amaro. Festejar o Santo Amaro é finalizar o Natal com o varrer dos armários, ou seja, comer os docinhos que sobraram das festas e arrumar a casa dos enfeites de Natal.
No meu concelho neste dia é feriado municipal.
É feita uma procissão da capela do Santo Amaro até a igreja. Eu fui com os escuteiros. Depois há a missa em honra do glorioso Santo. Segue-se a festa na rua com comes e bebes, em barracas montadas uns dias antes da festa, barracas essas que são tradicionais nos arraiais madeirenses. As ruas fecham ao trânsito automóvel, para dar lugar ao grande número de pessoas de dentro e de fora do concelho, que já é um hábito de longos anos.
Eu gosto muito deste dia!
Renato
O Santo Amaro é um santo milagroso, que ajuda muito as pessoas que nele acreditam, principalmente as que estão muito doentes. As pessoas mais antigas dizem que Ele ajuda toda a gente com o seu poder.
O Santo Amaro é festejado a 15 de Janeiro. Neste dia é feriado, por isso não vamos à escola, para podermos ir à missa e à festa que se festeja em Santa Cruz. Lá há muitas barracas com comes e bebes e o famoso caldo de trigo que muitas pessoas gostam. Também há um presépio enorme junto da igreja. Muitos grupos folclóricos e bandas passam por ali para alegrar os forasteiros.
Gosto muito deste santo que nos oferece este feriado!
Catarina
A festa de Santo Amaro é a 15 de Janeiro e comemora-se juntamente com o dia do concelho de Santa Cruz . Neste dia é feriado municipal. É a primeira festa religiosa do ano que marca o fim da quadra natalícia. Costuma dizer-se que é o dia de "Varrer os armários", ou seja, comer a comida que sobrou do Natal.
Na minha escola, fizemos uma vassoura para comemorar este dia, com a ajuda da professora Carina, a professora de Educação Musical.
Eu nunca fui à festa do Santo Amaro, mas sei que é uma grande festa, onde participam muitas pessoas que pedem ajuda a este Santo, assistem às missas e vão na procissão.
Deve ser uma festa muito animada!
Henrique
No dia 15 de Janeiro, dia do Santo Amaro, é o dia de "Varrer os armários". Convidamos os nossos familiares para beber e comer o que sobrou do Natal. Na minha casa fazemos uma algazarra para comemorarmos o dia do Santo Amaro. Na véspera do Santo Amaro, nós costumamos ir a Santa Cruz à festa. Há comes e bebes, bailinhos, despiques, ... Há muitas coisas para comprar.
Festa mais animada do que esta não há!
Depois de passar o Santo Amaro, começa o trabalho do nosso dia a dia.
Adoro o Santo Amaro!
Francisca
A festa do Santo Amaro comemora-se no dia 15 de Janeiro. É a última festa do Natal e a primeira do ano.
Por altura desta festa é tradição "Varrer os armários", isto é, comer osdoces que ficou do Natal e desmanchar o presépio.
Na festa do Santo Amaro há muitas barracas com comes e bebes e exposições artesanais (tapeçarias, colheres de pau, bordados Madeira). Também é tradição comer a sopa de trigo que é feita pelo grupo folclórico da terceira idade camachense.
Ema